Netiquette

A netiquette, ou normas de comportamento online, são um conjunto de regras úteis que devem ser seguidas quando participar de projetos digitais de comunidades, fóruns, chats e conteúdos gerados por usuários. A pagina web Barilla propõe uma netiquette, que pedimos que respeite para uma boa convivência civilizada de todos os membros. A transgressão sistemática de uma ou varias sugestões que comportam a censura dos posts, ou em casos mais graves, o cancelamento do usuário registrado.

Para mais informações pedimos que nos escreva aqui.

 

1. Ao entrar para uma comunidade é útil ler os comentários postados anteriormente para ter uma idéia do que se trata a conversa: assim você não dirá nada completamente alheio ao assunto, o que seria prejudicial para a conversa.

2. Antes de fazer perguntas certifique-se de que a resposta não está listada na seção FAQ.

3. Se você fornecer um comentário, é recomendável ser sintético e descrever de maneira simples a idéia em questão. Evite repetir as mesmas idéias, expor-se e escrever mensagens com muita freqüência. Muitas pessoas estão tentadas a repetir a mesma idéia ou a enviar “avalanches” de mensagens. Antes de “inundar” uma área de discussão, é valido se perguntar “É realmente interessante para os outros o que eu digo?”

4. Não use todos os caracteres maiúsculos no título ou no texto da sua mensagem. Na rede esse comportamento é equivalente a "gritar" e é muito impróprio.

5. Não se desvie do assunto, mesmo que às vezes você pode publicar um post de "outros temas" acrescentando [OT] (ou dizer, Off Topic, que significa "outros assuntos") na linha de assunto, esta prática deve ser adotada como padrão.

6. Se responder a um comentário, evidencie claramente os fragmentos principais relacionados com o comentário original, com fim de facilitar a compreensão daqueles que não haviam lido, mas não reproduza nunca sistematicamente a totalidade do comentário original.

7. Pode acontecer de ler algo que nos incomode, mas antes de reagir é melhor pensar duas vezes. Temos a certeza este é uma agressão? É uma polêmica real ou apenas uma brincadeira? É intencional ou apenas um engano? Já entendemos os costumes, usos da linguagem "local"? Será que queremos responder imediatamente ou esperar um pouco para ver se alguém mais está envolvido? A melhor resposta pode ser o silêncio, ou uma mensagem privada? As chamas muitas vezes se incendeiam por causa de um mal entendido, e uma vez que a “chama” da polêmica acende é difícil apagá-la. É melhor pensar antes.

8. Deve evitar esquentar o ambiente, ou seja, essas desavenças pessoais na rede podem se transformar em "incêndios" incontroláveis. É melhor não levar nunca para uma área pública uma discussão privada, especialmente se é controversa. Não publique mensagens com conteúdo pouco útil para quem lê ou simplesmente ir de um lado para o outro em um discussão.

9. Não publique nunca, sem a permissão expressa do autor, conteúdo de e-mails privados.

10. Não seja intolerante com os que cometem erros sintáticos ou gramaticais. Os que escrevem procurarão melhorar sua linguagem para ser compreensível a todos.

11. Em caso de que algum texto contenha insultos, palavras indecorosas ou discriminatórias por motivos de idéias, sexo, raça, religião, expressados pelos demais usuários, serão eliminados automaticamente e o acesso do autor na comunidade será negado.